1°. Festival de Jogos Independentes

Realizadores:

 

Patrocinadores:

ObjetivosA indústria de desenvolvimento de jogos atualmente move bilhões de dólares anualmente, principalmente devido ao crescente interesse das pessoas em jogos eletrônicos e, ao que o interesse aumenta, aumenta também o interesse em desenvolvimento, o que promove uma crescente onda de desenvolvedores independentes que, sem recursos, não têm como disponibilizar comercialmente ou divulgar suas criações.
O festival de jogos independentes tem por objetivo tanto buscar novos talentos na área de desenvolvimento de jogos quanto incentivar os profissionais e estudantes da área de informática ou interessados provendo a eles um local onde suas idéias e criações possam ser demonstradas ao público interessado.

Regras

Jogos Independentes:
1) Entende-se por jogo independente todo e qualquer projeto que não tenha patrocínio de empresas e que não seja desenvolvido dentro do âmbito de uma;
2) Pode haver a intenção de comercialização do jogo, porém o projeto inscrito não poderá ter contrato assinado para comercialização ou distribuição até a data de vencimento das inscrições;
3) Serão aceitos jogos para plataformas que permitem desenvolvimento ou que não o impedem explicitamente. Plataformas eligíveis são: PC's com Linux ou Windows, Mac's, PDA's, Jogos em ambiente Linux para Play Station 2, jogos para Celular (BREW ou J2ME), jogos para consoles, tais como Game Boy/Color/Advance, Master System, Mega Drive, etc;
4) Jogos desenvolvidos para o Linux do console X-Box não serão aceitos devido à política de não-suporte do sistema no console;
5) Jogos desenvolvidos com kits de ferramentas licensiadas para consoles não serão aceitos;

Inscrições:
1) O prazo final para inscrições de projetos será 03 de setembro de 2004. Caso o jogo seja enviado pelos correios, esta é a data máxima de postagem (pelo carimbo dos correios) que será aceita;
2) Não serão cobradas taxas para inscrições, porém é exigido que pelo menos uma pessoa da equipe esteja inscrita no Simpósio Brasileiro de Games (SBGames) para viabilizar a inscrição;
3) Cada projeto não poderá possuir mais que dez (10) pessoas na equipe, incluindo artistas, músicos e programadores;
4) Cada equipe poderá inscrever mais de um projeto;
5) Não serão aceitos projetos de re-makes de jogos publicados;
6) Artes visuais e sonoras deverão ser originais ou livres de copyright;
7) Cada inscrição deverá prover:

a) Jogo Funcionando (Envio de CD/DVD ou por Download)
b) Descrição textual sobre o jogo
c) Dados técnicos, incluindo: Máquina usada no desenvolvimento, linguagem de desenvolvimento, bibliotecas, ferramentas e sistema operacional
d) Dados da equipe e
e) Detalhes dos recursos Utilizados (áudio/vídeo/imagens) e como foram obtidos ou criados.

8) Cada projeto inscrito será pré-avaliado para apresentação final e a equipe será avisada com duas (2) semanas de antecedência ao evento sobre o resultado;
9) As equipes finalistas concorrerão ao prêmio se e somente se houver ao menos um representante para apresentar o projeto no evento.

Para inscrever o projeto, CLIQUE AQUI.

Tecnologia:

a) Qualquer linguagem de programação será aceita;
b) Não serão aceitos jogos feitos em GameMakers ou em Engines Configuráveis, como a "Free Fighting Engine";
c) Jogos em Flash serão aceitos;
d) Engines utilizadas devem ser Livres, tais como Ogre ou Crystal Space;

Infra-Estrutura:
Serão disponibilizados às equipes: um teclado, mouse, speakers e monitor, bem como um projetor para apresentações e uma conexão de Internet, para jogos que necessitem. Cada equipe deverá trazer seu gabinete (CPU) e hardwares específicos (tais como joysticks, HMD's, etc.).

Apresentações:
A quantidade de projetos selecionados estará sujeita ao tempo disponível e à qualidade dos projetos legalmente inscritos;
Os projetos serão avaliados quanto a:

Originalidade;
Jogabilidade (Fun Factor)
Inovação Tecnológica
Qualidade Áudio-Visual

A avaliação para premiação ficará a cargo de um júri composto por 5 pessoas não-participantes do festival, além da avaliação do público após a apresentação. É responsabilidade da equipe garantir que seu jogo possa ser demonstrado interativamente para o público com os recursos(projetor e speakers) disponíveis no evento, podendo para tanto serem utilizados emuladores, adaptadores ou transcodificadores. Não serão aceitos vídeos ou demos prontos como demonstração.

Desclassificação:
Projetos que desrespeitem as regras acima serão desclassificados.
Para situações não previstas por estas regras, o júri tem poder de decisão sobre os projetos.

Premiação:
Os projetos melhores avaliados receberão uma premiação. Os prêmios serão definidos de acordo com os patrocinadores e colaboradores do evento.

Deadlines:

Envio de Trabalhos: 03 de Setembro de 2004
Os trabalhos pré-selecionados para o Festival serão divulgados no website do evento, sendo que a seleção final de trabalhos será também exposta em versão impressa durante a realização do evento em Curitiba.

Divulgação da Seleção Final para exposição durante o evento: 20 de Setembro de 2004
Envio da Versão Final para o Festival: 30 de Setembro de 2004

O envio da versão final é uma última data na qual os inscritos podem enviar atualizações ou patches do jogo, porém o jogo já completo deve ser enviado ou disponibilizado até a data de envio de trabalhos.

 

 

 

Email para contato: rdamazio@lsi.usp.br
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