// SBGames 2009:

Pensando na Convergência

SBGames é o simpósio anual da Comissão Especial de Jogos e Entretenimento Digital da SBC (Sociedade Brasileira de Computação), dedicado a Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em jogos de computador, simulação em tempo real e novas formas de entretenimento digital.Este simpósio, realizado desde 2002, reúne cientistas, artistas, designers, empreendedores, educadores e estudantes de universidades, centros de pesquisa e indústria. A área de Entretenimento Digital tornou-se mais interativa, emocionalmente imersiva e cheia de efeitos especiais. O SBGames é o local perfeito para compreender e contribuir para esse novo mundo digital.

Esse é a oitava edição do SBGames, que em seu atual formato é composto por quatro trilhas (Computação; Artes&Design; Cultura; Indústria), 2 festivais (Mostra de Arte; Festival de Jogos Independentes: PC, Console, Celulares) e uma Feira de Indústria.

As Trilhas de Computação, Artes & Design e Cultura apresentam artigos, posters.
A Trilha de Indústria oferece painéis, seminários e Feira;
Os Tutoriais cobrem uma vasta gama de temas e representam uma oportunidade para os participantes do SBGames 2009 adquirirem conhecimento técnico em áreas relacionadas a Desenvolvimento de Games e Entretenimento Digital.
As Sessões de Palestrantes Internacionais são comuns a todas as trilhas na grade de programação do evento.

Os festivais apresentam protótipos, esboços, peças de arte eletrônica, novos dispositivos de interação e jogos experimentais.
Os pré-eventos, compostos de simpósios focados em temas mais específicos, acontecerão no dia 7 de outubro.

O SBGames 2009 acontecerá de 8 a 10 de outubro, no Campus da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), organizadora do evento, na maravilhosa cidade do Rio de janeiro, capital do cinema, TV e entretenimento brasileiros.

O tema do SBGames 2009 é "Pensando na Convergência", refletindo a importância de se estudar as relações entre diversas mídias e plataformas (TV, cinema, computador, celular), a onipresença do conteúdo (em qualquer objeto) e o compartilhamento de soluções entre vários setores (entretenimento, defesa, simuladores, educação).

No que se refere a responsabilidade social do Simpósio, é uma meta da Comissão Organizadora do SBGames 2009 promover um evento comprometido com a preservação do meio ambiente. Dentro do que for possível serão utilizados apenas materiais reciclados, não poluentes e biodegradáveis para a confecção das peças de divulgação e dos kits de participação a serem distribuídos para os inscritos no evento. Haverá também um esforço para reduzir o máximo possível o lixo gerado pela infra-estrutura utilizada na organização do congresso.

O SBGames 2009 será realizado em parceria com o SIBGRAPI 2009, que também se realizará no Campus da PUC-Rio. Desde sua primeira edição em 1988, o SIBGRAPI tem sido reconhecido como o principal evento acadêmico nas áreas de Computação Gráfica, Processamento de Imagens e Visão por Computador. As atividades do SIBGRAPI são complementares a maioria dos tópicos apresentados no SBGames.