Mostra GameArt de Desenhos de Conceito

Realizadores:

 

Patrocinadores:

Além da apresentação de trabalhos acadêmicos (artigos e posters) e do oferecimento de tutoriais, em sua primeira edição o GameArt estará, através da Mostra GameArt de Desenhos de Conceito, abrindo um espaço especialmente dedicado a exposição de trabalhos de artistas, designers e diretores de arte elaborados durante uma importante fase do processo de desenvolvimento de um jogo de computador: a criação dos conceitos do jogo e sua expressão através de formas diversas de representação visual tais como, desenhos, esboços, pinturas, entre outras.

Os trabalhos pré-selecionados para a Mostra serão exibidos no Website do evento, sendo que a seleção final de trabalhos será também exposta em versão impressa durante a realização do GameArt em Curitiba.

O envio dos trabalhos para a Mostra GameArt deve ser feita através deste site, que estará sendo constantemente atualizado com as informações relacionadas ao evento.

A Mostra estará recebendo trabalhos para as seguintes categorias:
1) Desenhos de conceito de jogos finalizados
2) Desenhos de conceito de jogos em desenvolvimento ou idéias

Para participar, leia as instruções e envie o formulário de inscrição.

Mas afinal, o que são Desenhos de Conceito?
Grandes jogos de computadores surgem a partir de grandes idéias. Entretanto, ao longo do processo de desenvolvimento de um jogo, para que as grandes idéias venham de fato a transformar-se em grandes jogos é fundamental que muitas etapas sejam cumpridas, desde a concepção da idéia original, até sua materialização em um produto jogável.
Um das primeiras e mais importantes fases do processo de desenvolvimento de um jogo é sem dúvida a etapa chamada de conceituação, quando as idéias são discutidas, compreendidas, conceitos são gerados e a partir desse material a equipe de designers, artistas e diretores de arte produzem material visual e conceitual dos diversos elementos que comporão o jogo (cenários, personagens, interfaces, etc). Tal material, denominado de Desenhos de Conceito ou de Concepção (em inglês Concept Art) é novamente discutido, avaliado e refeito ao longo de reuniões sucessivas, até que fique decidido qual partido visual e estético será adotado para o jogo a ser desenvolvido.
Os artistas envolvidos na produção dos desenhos de conceito utilizam técnicas diversas para expressar visualmente suas idéias, que vão desde o uso de papel e lápis, passando por técnicas de pintura e ilustração, até a utilização de softwares de desenho.
O nível de primor e elaboração técnica e artística dos desenhos de conceito chegam em muitos casos ao ponto de transforma-los em verdadeiras obras de arte.
Embora não necessariamente sejam produzidos apenas na fase inicial do processo de desenvolvimento de um jogo, os desenhos de conceito são a primeira forma de materialização das idéias e simbolizam a presença do gênio criador dos artistas, designers e diretores de arte dentro de uma equipe de desenvolvimento. Daí a intenção do GameArt, em sua também primeira edição, de abrir um espaço para a exposição de trabalhos dessa natureza.

Instruções e Inscrição:
Atenção:
para que sua inscrição seja realizada sem problemas, siga as instruções abaixo:

1) Deve ser preenchido um formulário para cada Desenho de Conceito inscrito.

2) O formulário deve ser salvo em formato .RTF e com o seguinte padrão de nome: "mostragameart-nome do autor.rtf". Exemplo:

mostragameart-cristiano santos.rtf

No caso do envio de mais de um desenho, acrescentar um diferenciador no final do nome do arquivo. Exemplos:

mostragameart-cristiano santos-cenario.rtf
mostragameart-cristiano santos-cenario-vista do jogador.rtf
mostragameart-cristiano santos-personagem.rtf

3) O formulário de inscrição preenchido e salvo com o padrão de nome acima especificado deve ser enviado via email para a conta gameart@rdc.puc-rio.br, até o dia 11 de agosto de 2004, juntamento com arquivo contendo o desenho. No campo "assunto" da mensagem deve constar [gameart]

4) O arquivo contendo o desenho deve seguir as seguintes especificações:

formato: .jpg
resolução e tamanho: 72 dpi, 1024 x 768 pixeis

Atenção: os trabalhos selecionados para exposição durante o evento deverão ser reenviados no formato requerido para exposição. O nome do arquivo deve ser o mesmo especificado no formulário de envio e deve seguir o padrão a seguir:

mostragameart-nome do autor.jpg

No caso do envio de mais de um desenho, acrescentar um diferenciador no final do nome do arquivo. Exemplos:

mostragameart-cristiano santos-cenario.jpg
mostragameart-cristiano santos-cenario-vista do jogador.jpg
mostragameart-cristiano santos-personagem.jpg

5) Os arquivos podem ser compactados para envio em um arquivo ZIP. No caso, deve ser mantido o padrão de nomes para cada um dos arquivos (formulário e desenho) e para o arquivo ZIP:

mostragameart-nome do autor.zip

Será enviada confirmação de recebimento dos trabalhos.

Sobre Copyright e sigilo de divulgação:
Os trabalhos enviados para a Mostra GameArt de Desenhos de Conceito serão expostos no site do evento e
durante a realização do mesmo, em Curitiba.
Considerando que Desenhos de conceito podem vir a expor idéias que exigem sigilo de divulgação, aconselhamos aos autores que antes do envio dos trabalhos consultem todas as partes envolvidas, uma vez que a organização da Mostra não poderá se responsabilizar pela exposição de trabalhos enviados sem a devida autorização.

Formato para exposição:
Os trabalhos selecionados para exposição durante a Mostra GameArt de Desenhos de Conceito deverão ser enviados no seguinte formato:

1) Suporte: Prancha A3 na horizontal (42cm X 29,7), com fundo preto e colado em papel pluma de 5mm.
2) Uma A6 conterá a legenda do desenho: nome do autor, título do trabalho, jogo para o qual o desenho foi desenvolvido e texto explicativo. O modelo estará disponível em breve.
3) Quando existir mais de um desenho na prancha, o artista deverá legendá-los numericamente no A3 e deixar a explicação de cada desenhos apenas no A6 em questão.

Deadlines:

Envio de Trabalhos: 30 de Agosto de 2004
Os trabalhos pré-selecionados para a Mostra serão exibidos no Web site do evento, sendo que a seleção final de trabalhos será também exposta em versão impressa durante a realização do GameArt em Curitiba.

Divulgação da Seleção Final para exposição durante o evento: 10 de Setembro de 2004
Envio da Versão Impressa para Exposição durante o Evento: 20 de Setembro de 2004

 

Email para contato: chagas@rdc.puc-rio.br
Favor indicar [gameart] como assunto da mensagem.