// Artes & Design
Sobre a Trilha
O principal foco da Trilha de Artes & Design é concepção e Design de jogos e outras formas de entretenimento digital. Métodos e processos de Design, narrativa, imersão, interatividade, jogabilidade, scripts, modelagem 3D, animação, efeitos especiais, interfaces, áudio, design de personagens são alguns dos temas contemplados por essa trilha.
Artigos
- Personagens e Estereótipos: estudo sobre representação visual de personagens com base em estereótipos
Leonardo Lopes (Luminisland Studios) - Integração da Estereoscopia a Mecânica dos Jogos
Alexandre Tomoyose (Escola Politécnica da USP)
Silvio Sanches (Escola Politécnica da Universidade de São Paulo)
Romero Tori (Centro Universitário Senac / Universidade de São Paulo) - Pesquisa de Jogos Similares como Fonte de Conhecimento para Construção de uma Ontologia de Jogos de Simulação Casuais
Felipe Breyer (Universidade Federal de Pernambuco)
Luiz José Souza (Univerdiade Federal de Pernambuco)
Giulia Lins (Universidade Federal de Pernambuco)
João Gabriel Monteiro (Universidade Federal de Pernambuco)
Vicente Filho (Universidade Federal de Pernambuco)
Marco Túlio Caraciolo Ferreira Albuquerque (Universidade Federal de Pernambuco) - Príncipes da Pérsia: experiência e representação em uma visada semiótica
Bruno Galiza (Universidade Federal de Goiás)
Cleomar Rocha (Universidade Federal de Goiás) - Avaliação de Assets Gráficos para produção de jogos digitais
Luiz José Souza (Universidade Federal de Pernambuco)
Felipe Breyer (Universidade Federal de Pernambuco)
Giulia Lins (Universidade Federal de Pernambuco)
Vicente Filho (Universidade Federal de Pernambuco)
Marco Túlio Caraciolo Ferreira Albuquerque (Universidade Federal de Pernambuco) - Análise de Documento de Game Design: Interpretação e Resultados Gerados
Luiz José Souza (Univeridade Federal de Pernambuco)
Camila Albuquerque (Univeridade Federal de Pernambuco)
Marlos Câmara (Univeridade Federal de Pernambuco)
Sergios Fontes (Univeridade Federal de Pernambuco)
Solange Galvão Coutinho (Univeridade Federal de Pernambuco)
André Neves (Univeridade Federal de Pernambuco) - Space of Possibility and Pacing in Casual Game Design: A PopCap Case Study
Marcos Venturelli (Magus Entertainment) - Planejamento estratégico integrado à criação de Game Design
Tiago Ferreira (Universidade Federal de Santa Maria)
Marcos d Ornellas (Universidade Federal de Santa Maria/CT/LaCA)
Jean Carlo Berni (Universidade Federal de Santa Maria) - Criando ambientes virtuais tridimensionais para jogos digitais e aplicações educacionais usando a plataforma OpenSimulator
Marcos Mulatinho (Universidade Estácio de Sá) - Jogos eletrônicos para TV Digital: relato de uma experiência
Marcelle Minho (Senai-Bahia)
Alexandre Santos (Universidade do Estado da Bahia)
Larissa Bridi (UNIFACS)
Lynn Alves (Universidade do Estado da Bahia)
Marcelo Moret (SENAI Cimatec) - Concepção de jogos eletrônicos educativos: um método baseado em dilemas
Rafael Albuquerque (Universidade Federal de Santa Catarina)
Francisco Fialho (Universidade Federal de Santa Catarina) - Pesquisa com Usuario no Processo de Game Design em Pernambuco
Bruno Oliveira (Universidade Federal de Pernambuco)
Leo Falcão (Universidade Federal de Pernambuco)
André Neves (Universidade Federal de Pernambuco) - Aplicação do Game Ontology Project no Processo de Análise de Similares para Design de Jogos
Frank Malcher (Universidade Federal de Pernambuco)
André Neves (Universidade Federal de Pernambuco)
Leo Falcão (Universidade Federal de Pernambuco) - Emprego da Caixa Morfológica como Técnica de Seleção de Alternativas no Processo de Construção de Advergames
Ricardo Oliveira (Universidade Federal de Pernambuco)
Remo Ferreira (UFPE)
Arlindo Correia (UFPE)
Fábio Campos (Universidade Federal de Pernambuco) - Design do Jogo Educacional EEHouse
André Battaiola (Universidade Federal do Paraná)
Leonardo Moroni (Universidade Federal do Paraná)
Marcel Mori (Universidade Federal do Paraná)
Flavio Martins (Universidade Federal do Paraná) - Conciliando autoria e interatividade: por uma narrativa lúdica
Fernanda Costa e Silva (Universidade Federal Fluminense) - Jogos: desenvolvendo competências e habilidades
Gabriel Batista (PUC-Rio)
Luiza Novaes (PUC-Rio)
Alexandre Farbiarz (Universidade Federal Fluminense)
Posteres
- Uma Abordagem de Game Design Centrada no Usuário através dos Estilos de Aprendizagem de Kolb
Álvaro da Costa Batista Guedes (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
Fabiano Naspolini de Oliveira (Universidade do Estado de Santa Catarina)
Kariston Pereira (Universidade do Estado de Santa Catarina) - Games, arte e educação: considerações gerais
Lynn Alves (Universidade do Estado da Bahia)
Mariá Scárdua Piero Baptista (Universidade do Estado da Bahia) - O papel dos profissionais de Design em uma equipe de criação e desenvolvimento de jogos
Diogo Seffair Riker (Instituto de Ensino Superior Fucapi)
Francimar Rodrigues Maciel (Instituto Nokia de Tecnologia) - O processo de Game Design
Raphael de Andrade Montenegro (Universidade do Estado da Bahia)
Tuíris de Azevedo (Universidade do Estado da Bahia)
Lynn Alves (Universidade do Estado da Bahia) - Advergames e jogos educativos: mesmos princípios projetuais?
Leandro Demenciano Costa (Kranio Studio) - Projeto Jagen: O Processo de Adaptação de uma Pintura para o Formato de Jogo
B. Berchieri (Universidade Anhembi Morumbi)
G. Campos (Universidade Anhembi Morumbi)
G. Giacomini (Universidade Anhembi Morumbi)
L. Couto (Universidade Anhembi Morumbi)
L. Lucats (Universidade Anhembi Morumbi)
P. Espíndola (Universidade Anhembi Morumbi)
COMITÊS
Coordenadores da Trilha de Artes e Design
- Chair: André Battaiola (UFPR)
- Local Chair: Nilton Gamba Jr (PUC-Rio)
Comitê de Programa
- André Battaiola (UFPR)
- André F. Ramos (Universidade Estacio de Sá)
- André Neves (UFPE)
- Daniela Kutschat Hanns (Centro Universitario Senac-SP)
- Delmar Galisi Domingues (Anhembi-Morumbi)
- Fábio Campos (UFPE)
- Flavio Martins (UFPR)
- Francisco Queiroz (PUC-Rio / TeCGraf)
- Guilherme Xavier (PUC-Rio)
- Gustavo Fischer (UNISINOS)
- Jacques Chueke (PUC-Rio)
- Jofre Silva (Anhembi Morumbi)
- José Carlos Plácido da SIlva (UNESP/Bauru)
- Luiza Novaes (PUC-Rio)
- Marcelo Pereira (PUC-Rio)
- Maria das Graças Chagas (PUC-Rio)
- Marizilda Menezes (UNESP-Bauru)
- Nilton Gamba Junior (PUC-Rio )
- Priscila Farias (Centro Universitário Senac / USP)
- Rafael Dubiela (UFPR)
- Rangel Jungles dos Santos (UFPR)
- Rejane Spitz (PUC-Rio)
- Rita Engler (Universidade do Estado de Minas Gerais)
- Roger Tavares (SENAC-SP / PUC-SP)
- Romero Tori (Centro Universitário Senac / USP)
Revisores
- André Battaiola (UFPR)
- André F. Ramos (Universidade Estacio de Sá)
- André Neves (UFPE)
- Daniela Kutschat Hanns (Centro Universitario Senac-SP)
- Delmar Galisi Domingues (Anhembi-Morumbi)
- Fábio Campos (Universidade Federal de Pernambuco)
- Flavio Martins (UFPR )
- Francisco Queiroz (PUC-Rio / TeCGraf)
- Guilherme Xavier (PUC-Rio)
- Gustavo Fischer (UNISINOS)
- Jacques Chueke (PUC-Rio)
- Jofre Silva (Anhembi Morumbi )
- José Carlos Plácido da SIlva (UNESP/Bauru)
- Luiza Novaes (PUC-Rio)
- Marcelo Pereira (PUC-Rio)
- Maria das Graças Chagas (PUC-Rio)
- Marizilda Menezes (UNESP-Bauru)
- Nilton Gamba Junior (PUC-Rio )
- Priscila Farias (Centro Universitário Senac / USP)
- Rafael Dubiela (UFPR)
- Rangel Jungles dos Santos (UFPR)
- Rejane Spitz (PUC-Rio)
- Rita Engler (Universidade do Estado de Minas Gerais)
- Roger Tavares (SENAC-SP / PUC-SP)
- Romero Tori (Centro Universitário Senac / USP)