// Computação
Sobre a Trilha
O principal foco da Trilha de Computação é o desenvolvimento de jogos e outras formas de entretenimento digital. Métodos e processos de programação, animação por computador, arquiteturas, motores de jogos, aúdio interativo, computação gráfica, afetiva e móvel, e convergência são alguns dos temas contemplados por essa trilha.
Artigos
- Hierarchical PNF Networks: A Temporal Model of Events for the Representation and Dramatization of Storytelling
Erick Passos (Universidade Federal Fluminense)
Cesar Pozzer (Universidade Federal de Santa Maria)
Anselmo Montenegro (Universidade Federal Fluminense)
Flávio Soares Corrêa da Silva (Universidade de São Paulo)
Esteban Clua (Universidade Federal Fluminense) - Support Vector Machines for Cinematography Real-Time Camera Control in Storytelling Environments
Edirlei Soares de Lima (Universidade Federal de Santa Maria)
Cesar Pozzer (Universidade Federal de Santa Maria)
Eduardo Favera (Universidade Federal de Santa Maria)
Angelo Ciarlini (UniRio)
Bruno Feijó (PUC-Rio)
Antonio Furtado (PUC-Rio)
Marcos d'Ornellas (UFSM/CT/LaCA) - trAIns: An Artificial Inteligence for OpenTTD
Luis Henrique Oliveira Rios (UFMG)
Luiz Chaimowicz (UFMG) - GPU Accelerated Path-planning for Multi-agents in Virtual Environments
Leonardo Fischer (UFRGS)
Renato Silveira (UFRGS)
Luciana Nedel (UFRGS) - An Integrated Development Model for Character-based games
Marconi Madruga Filho (Universidade Federal de Pernambuco)
Allan Souza (Universidade Federal de Pernambuco)
Danielle Rousy Silva (Universidade Federal de Pernambuco)
Patrícia Tedesco (Universidade Federal de Pernambuco)
Geber Ramalho (Universidade Federal de Pernambuco) - Automatic Sprite Shading
Djalma Bandeira (UFPE)
Marcelo Walter (UFPE) - Procedural Generation of Hair
Vinícius Cassol (PUCRS)
Fernando Marson (PUCRS)
Soraia Musse (PUCRS) - Charack: tool for real-time generation of pseudo-infinite virtual worlds for 3D games
Fernando Bevilacqua (Universidade Federal de Santa Maria)
Cesar Pozzer (Universidade Federal de Santa Maria)
Marcos d'Ornellas (UFSM/CT/LaCA) - OpenMoCap: An Open Source Software for Optical Motion Capture
David Flam (UFMG)
Daniel Pacheco (UFMG)
Thatyene Ramos (UFMG)
Joao Victor Gomide (Universidade FUMEC)
Arnaldo de Albuquerque (UFMG) - An open-source framework for air guitar games
Lucas Figueiredo (CIn - UFPE)
João Marcelo Teixeira (CIn - UFPE)
Aline Cavalcanti (CAC - UFPE)
Veronica Teichrieb (CIn - UFPE)
Judith Kelner (CIn - UFPE) - A Novel Multithreaded Rendering System based on a Deferred Approach
Jorge Lorenzon (Universidad Austral Argentina)
Esteban Clua (Universidade Federal Fluminense) - A fine granularity load balancing technique for MMOG servers using a kd-tree to partition the space
Carlos Eduardo Benevides Bezerra (UFRGS)
João Comba (UFRGS)
Claudio Geyer (UFRGS) - GPU Based Fluid Animation over Elastic Surface Models
Bruno Barcellos (Laboratorio Nacional de Computação Cientifica)
Gilson Giraldi (Laboratorio Nacional de Computação Cientifica)
Antonio L. Apolinario Jr. (Universidade Estadual de Feira de Santana) - A Neighborhood Grid Data Structure for Massive 3D Crowd Simulation on GPU
Mark Joselli (Universidade Federal Fluminense)
Erick Passos (Universidade Federal Fluminense)
Marcelo Zamith (Universidade Federal Fluminense)
Esteban Clua (Universidade Federal Fluminense)
Anselmo Montenegro (Universidade Federal Fluminense)
Bruno Feijó (PUC-Rio) - GpuWars: Design and Implementation of a GPGPU Game
Mark Joselli (Universidade Federal Fluminense)
Esteban Clua (Universidade Federal Fluminense) - A Generative Programming Approach for Game Development
Victor Sarinho (Universidade Estadual de Feira de Santana)
Antonio L. Apolinario Jr. (Universidade Estadual de Feira de Santana) - A Serious Game for Exploring and Training in Participatory Management of National Parks for Biodiversity Conservation: Design and Experience
José Eurico de Vasconcellos Filho (PUC-Rio)
Gustavo Melo (UFRJ)
Jean-Pierre Briot (LIP6 (CNRS - Univ. Paris 6 / PUC-Rio)
Vinicius Sebba Patto (LIP6 (CNRS - Univ. Paris 6)
Alessandro Sordoni (LIP6 CNRS - Univ. Paris 6)
Marta Irving (UFRJ)
Isabelle Alvarez (LIP6 CNRS - Univ. Paris 6)
Carlos Lucena (PUC-Rio) - Ginga Game: A Framework for Game Development for the Interactive Digital Television
Diego Barboza (Universidade Federal Fluminense)
Esteban Clua (Universidade Federal Fluminense) - Development of Games for SET-TOP-BOXES with Brazilian's Middleware GINGA-NCL
Aderbal Junior (Instituto Federal da Bahia)
Antonio Carlos Souza (Instituto Federal de Educação / Ciência e Tecnologia da Bahia)
Luiz Claudio Machado Santos (Instituto Federal de Educação / Ciência e Tecnologia da Bahia) - A Model for Interactive TV Storytelling
Marcelo Camanho (UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro)
Angelo Ciarlini (UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro)
Antonio Furtado (PUC-Rio)
Cesar Pozzer (Universidade Federal de Santa Maria)
Bruno Feijó (PUC-Rio) - Prototyping games for training and education in Second Life: Time2Play and TREG.
Katia Vega (PUC-Rio)
Andréia Regina Pereira (PUC-Rio)
Gustavo Robichez de Carvalho (PUC-Rio)
Alberto Raposo (PUC-Rio)
Hugo Fuks (PUC-Rio) - VhCVE: A Collaborative Virtual Environment Including Facial Animation and Computer Vision
Henry Braun (PUCRS)
Rossana Queiroz (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
Rafael Hocevar (PUCRS)
Julio Jacques (PUCRS)
Juliano Lucas Moreira (PUCRS)
Marcelo Cohen (PUCRS)
Soraia Musse (PUCRS)
Ramin Samadani (HPL USA) - A Novel Algorithm to Verify the Solution of Geometric Puzzle Games
Manoel Siqueira Junior (Universidade Federal Fluminense)
Rafael Alves (Universidade Federal Fluminense)
Esteban Clua (Universidade Federal Fluminense)
Erick Passos (Universidade Federal Fluminense)
Clayton da Silva (Universidade Federal Fluminense)
Anselmo Montenegro (Universidade Federal Fluminense)
Júlio Cesar Oliveira (Universidade Federal do Rio de Janeiro) - Design and implementation of a flexible hand gesture command interface for games based on computer vision
João Bernardes (Universidade de São Paulo)
Ricardo Nakamura (Escola Politécnica - USP)
Romero Tori (Centro Universitário Senac / Universidade de São Paulo) - gRmobile: A Framework for Touch and Accelerometer Gesture Recognition for Mobile Games
Mark Joselli (Universidade Federal Fluminense)
Esteban Clua (Universidade Federal Fluminense)
Posteres
- Evolução de Estratégias em Unidades Controladas pelo Computador em Jogos de Estratégia em Tempo Real Com a Utilização de Algoritmos Genéticos
Thiago Mendonça (Universidade Federal de Sergipe)
Christiano Santos (Universidade Federal de Sergipe) - Especificação do Comportamento de Agentes Virtuais Inteligentes por Demonstração
Gênesis Campos (Universidade Federal de Viçosa)
Vladimir Di Iorio ( Universidade Federal de Viçosa)
Carlos Roberto Junior ( Universidade Federal de Viçosa)
Alcione Oliveira (Universidade Federal de Viçosa)
José Luís Braga (Universidade Federal de Viçosa) - Um Sistema para Geração Procedural de Terrenos Pseudo-Infinitos em Tempo-Real Utilizando GPU e CPU
Fábio Markus Miranda (UFMG)
Carlúcio Cordeiro (UFMG)
Luiz Chaimowicz (UFMG)
- Aplicação de Redes Neurais e Algoritmos Genéticos em Jogos de Corrida
André Pereira (Universidade Federal de Santa Maria)
Cesar Pozzer (Universidade Federal de Santa Maria)
Erick Passos (Universidade Federal Fluminense)
Marcos d'Ornellas (UFSM/CT/LaCA) - A Proposal of a Shadow Detection Architecture Interface for Games Using Portable Projectors
Paulo Andrade (Universidade Federal Fluminense)
Micheli Andrade (Universidade Federal Fluminense)
Marcos Ramos (Universidade Federal Fluminense)
Esteban Clua (Universidade Federal Fluminense)
Aura Conci (Universidade Federal Fluminense)
Anselmo Montenegro (Universidade Federal Fluminense) - Bricking: Modelagem Tridimensional de Cenários de Jogos em Camadas
Raul Joaquim dos Santos (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
Selan R. dos Santos (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) - Construção de um jogo multiusuário para uma superfície de projeção multitoque
Pedro Brandao (Universidade de Brasília)
Saulo Camarotti (Universidade de Brasília)
Carla Castanho (Universidade de Brasília)
Ricardo Jacobi (Universidade de Brasília) - Elegy: Aplicando o Processo de Fábrica de Jogos ao Domínio Role-Playing Games.
Leila Azevedo (Universidade Federal de Pernambuco)
André Santos (Universidade Federal de Pernambuco)
André Furtado (Universidade Federal de Pernambuco) - Stimulating imitation of children with Down syndrome using a game approach
André Brandão (Universidade Federal Fluminense)
Erick Passos (Universidade Federal Fluminense)
Cristina Vasconcelos (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro)
Aura Conci (Universidade Federal Fluminense)
Esteban Clua (Universidade Federal Fluminense)
Silvia Brandao (Consultorio Particular)
Pedro Thiago Mourão (Universidade Federal Fluminense)
Marcos d'Ornellas (UFSM/CT/LaCA) - Um Jogo de Caça ao Tesouro Utilizando o Google Earth
Antonio Araújo (Universidade Federal da Bahia)
Helder Aragão (Centro Universitário da Bahia)
Marcos Santos (Centro Universitário da Bahia)
Roberto de Jesus (Centro Universitário da Bahia)
Tácio Silva (Centro Universitário da Bahia) - MCommP2P: Um Middleware P2P para Jogos em Rede
Robério Kielmann (Universidade Estadual de Feira de Santana)
Daniel G. Costa (Universidade Estadual de Feira de Santana)
João B. Rocha-Junior (Universidade Estadual de Feira de Santana) - Métricas para Avaliação de Motores de Jogos Tridimensionais
Italo Ribeiro (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
Selan R. dos Santos (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) - Alunos como designers: relato de experiência para aprendizagem de Linguagens Formais e Autômatos
Ricardo Binsfeld (Universidade Estadual do Oeste do Paraná)
Rodrigo Watanabe (Universidade Estadual do Oeste do Paraná)
Rômulo Silva ( Universidade Estadual do Oeste do Paraná)
Izaura Carelli (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) - BRiGaS: Um Servidor de Jogos Pervasivo para UPnP Usando o Arcabouço BRisa
Diogo Albuquerque ( Universidade Federal de Alagoas)
Vitor Vieira (Universidade Federal de Alagoas)
João Pedro Pontes ( Universidade Federal de Alagoas)
Leandro Melo de Sales (Universidade Federal de Alagoas)
Leandro Dias da Silva (Universidade Federal de Alagoas) - Descoberta de Posições Táticas em Ambientes Virtuais com a Utilização de Agrupamentos Espaço-Temporais
Ivan Monteiro (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
Luis Otávio Alvares (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
Vania Bogorny (Universidade Federal de Santa Catarina) - A Game Loop Architecture with Automatic Distribution of Tasks and Load Balancing between Processors
Mark Joselli (Universidade Federal Fluminense)
Marcelo Zamith (Universidade Federal Fluminense)
Luis Valente (PUC-Rio)
Esteban Clua (Universidade Federal Fluminense)
Anselmo Montenegro (Universidade Federal Fluminense)
Regina Toledo (Universidade Federal Fluminense)
Bruno Feijo (PUC-Rio) - Towards Virtual Actors - The Next Step for the Entertainment Industry
Rogério E. da Silva (Universidade do Estado de Santa Catarina)
Ido Aharon Iurgel (Universidade do Minho)
Manuel Filipe Santos (Universidade do Minho) - The NX iPhone 2D Gaming Framework
Paulo Rodacki Gomes (Universidade Regional de Blumenau)
Eduardo Coelho (Universidade Regional de Blumenau)
George Piva (Universidade Regional de Blumenau)
Dalton Reis (Universiade Regional de Blumenau) - An evaluation of JavaFX as 2D game creation tool
Hamilton Lima (Universidade Federal Fluminense)
Fábio Andrade (Universidade Federal Fluminense)
Anselmo Montenegro (Universidade Federal Fluminense)
Esteban Clua (Universidade Federal Fluminense) - Selecting Learning Algorithms for the Design of Virtual Players in Natural Resources Management Platforms
Guillaume Muller (USP)
Jaime Sichman (USP Brazil) - A Trivial Study Case of the Application of Ontologies in Electronic Games
Alex Machado (Universidade Federal Fluminense)
Fernando Naufel do Amaral (Universidade Federal Fluminense)
Esteban Clua (Universidade Federal Fluminense) - A Method for the use of Patterns drawn from Cellular Automata as Generative Source for Discrete Virtual Environments
Vinicius Gottin (Universidade Federal de Santa Maria)
Guilherme Schardong (Universidade Federal de Santa Maria)
Celito Felipetto (Universidade Federal de Santa Maria)
Cesar Pozzer (Universidade Federal de Santa Maria) - A Fast and Safe Framework to Prototyping Physical Worlds Using XNA and GPU
Jose Silva Junior (Universidade Federal Fluminense)
Esteban Clua (Universidade Federal Fluminense)
Paulo Pagliosa (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul)
Anselmo Montenegro (Universidade Federal Fluminense)
Leonardo Murta (Universidade Federal Fluminense) - Development of a interactive game using a webcam
Edmar Souza Jr.,Universidade do Vale do Itajaí)
Gabriel A. Delgado (Universidade do Vale do Itajaí)
Rudimar L. S. Dazzi (Universidade do Vale do Itajaí)
Natália Ellery (Universidade do Vale do Itajaí) - GPU Octrees and Optimized Search
Daniel Madeira (Universidade Federal Fluminense)
Anselmo Montenegro (Universidade Federal Fluminense)
Esteban Clua (Universidade Federal Fluminense)
Thomas Lewiner (PUC-Rio de Janeiro) - Usabilidade de jogos virtuais e frequência cardíaca de usuários. Um estudo comparativo
Grassyara Tolentino (Universidade Estadual De Montes Claros)
Alam Ventura (Universidade Católica de Brasilia)
Claudio Battaglini (University of North Carolina at Chapel Hill)
Alessandra Matida (Universidade Católica de Brasilia)
Luciana Oliveira (Universidade Católica de Brasilia)
Ricardo Jacó Oliveira (Universidade Católica de Brasilia) - Multiagent Gathering in Real-Time Strategy Games
José Moura Júnior (Universidade Federal de Pernambuco)
Geber Ramalho (Universidade Federal de Pernambuco) - Game Architecture for Business Simulation Games in XNA: The VTeam case
Bruno Silva (Universidade Federal de Pernambuco)
Raphael Barros (Universidade Federal de Pernambuco)
Diogo Lemos (Universidade Federal de Pernambuco)
Danielle Rousy Silva (Universidade Federal de Pernambuco)
Patrícia Tedesco (Universidade Federal de Pernambuco)
Geber Ramalho (Universidade Federal de Pernambuco) - Desenvolvimento de um Jogo de Corrida de Carro em FPGA
João Carlos Nunes Bittencourt (Universidade Estadual de Feira de Santana)
Anfranserai Dias (Universidade Estadual de Feira de Santana)
Italo S. Santos (Universidade Estadual de Feira de Santana)
Jogo de Nave como Ferramenta para Auxílio ao Ensino de Astronomia
Benjamin Grando Moreira (Universidade do Vale do Itajaí)
Thiago Luiz da Silva (Universidade do Vale do Itajaí)
COMITÊ
Coordenadores da Trilha de Computação
- Chair: Luiz Chaimowicz (UFMG)
- Co-chair: Fernando Trinta (UNIFOR)
- Local Chair: Hugo Fuks (PUC-Rio)
Comitê de Programa
- Adelailson Peixoto (Universidade Federal de Alagoas)
- Alexandre Sztajnberg (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)
- André Campos (University of Utrecht)
- Bruno Feijó (PUC-Rio)
- Cesar Pozzer (Universidade Federal de Santa Maria)
- Christian Hofsetz (Microsoft - USA)
- Clauirton Siebra (Universidade Federal de Pernambuco)
- Danielle Rousy (CIn-UFPE)
- Edmond Prakash (Manchester Metropolitan University)
- Esteban Clua (Universidade Federal Fluminense)
- Fábio Cecin (UFRGS)
- Fernando Osório (USP - Universidade de São Paulo)
- Fernando Trinta (Universidade de Fortaleza - UNIFOR)
- Flávio Soares da Silva (Universidade de São Paulo)
- Geber Ramalho (Universidade Federal de Pernambuco)
- Hugo Fuks (PUC-Rio)
- Hugo Pinto (Artificial Intelligence Engineers)
- Ido Iurgel (Universidade do Minho)
- Jacques Brancher (URI - Campus de Erechim)
- Jim TerKeurst (University of Teesside)
- João Comba (UFRGS)
- John Nordlinger (Microsoft Research)
- Jorge Barbosa (Unisinos)
- José Saito (Universidade Federal de São Carlos)
- Judith Kelner (UFPE)
- Laércio Ferracioli (Universidade Federal do Espírito Santo)
- Lauro Kozovits (UERJ)
- Licínio Roque (Universidade de Coimbra)
- Luiz Chaimowicz (Universidade Federal de Minas Gerais)
- Luiz Gonzaga Jr. (UNISINOS)
- Manuel M. Oliveira Neto (UFRGS)
- Marcelo Walter (UFPE)
- Márcio Leal Dahia (UFPE)
- Maria Andréia Rodrigues (Universidade de Fortaleza)
- Martin Hanneghan (Liverpool John Moores University)
- Michael Youngblood (The University of North Carolina at Charlotte)
- Patricia Tedesco (UFPE)
- Paulo Pagliosa (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul)
- Paulo Rodacki Gomes (FURB - Universidade Regional de Blumenau)
- Renato Ferreira (UFMG)
- Romero Tori (Centro Universitário Senac / USP)
- Sérgio Scheer (Universidade Federal do Paraná)
- Sílvio Cazella (Unisinos)
- Soraia Musse (PUC-RS)
- Vincent Corruble (Université Paris VI)
- Waldemar Celes (Tecgraf / PUC-Rio)
- Wallace Santos Lages (Ilusis Interactive Graphics)
- Zenilton Patrocínio Jr (PUC-Minas)
Revisores
- Adelailson Peixoto (Universidade Federal de Alagoas)
- Alexandre Sztajnberg (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)
- André Campos (UFRN)
- André Furtado (Universidade Federal de Pernambuco)
- Andre Furtado (Universidade Federal de Pernambuco)
- Barbara Bellaver Gonçalves (UFRGS)
- Cesar Pozzer (Universidade Federal de Santa Maria)
- Cesar Silveira (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
- Christian Hofsetz (Microsoft USA)
- Clarissa Marques (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro)
- Clauirton Siebra (Universidade Federal de Pernambuco)
- Daniel Osmari (UFRGS)
- Danielle Rousy (CIn-UFPE)
- Eduardo Simões Lopes Gastal (UFRGS)
- Esteban Clua (Universidade Federal Fluminense)
- Fabio Cecin (UFRGS)
- Fernando Marson (PUCRS)
- Fernando Osório (Universidade de São Paulo)
- Fernando Trinta (Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
- Flávio Soares Corrêa da Silva (Universidade de São Paulo)
- Fritz Heckel (UNC Charlotte)
- Geber Ramalho (Universidade Federal de Pernambuco)
- George Alexander (UNC Charlotte)
- Guilherme Oliveira (UFRGS)
- Gustavo Pessin (Universidade de São Paulo (USP)
- Gustavo Mello Machado (UFRGS)
- Hugo Fuks (PUC-Rio)
- Hugo Pinto (Artificial Intelligence Engineers)
- Hunter Hale (UNC Charlotte)
- Ido Iurgel (Universidade do Minho)
- Jacques Brancher (UEL (Universidade Estadual de Londrina)
- Jim TerKeurst (University of Teesside)
- João Bernardes Jr. (University of Sao Paulo)
- João Marcelo Teixeira (CIn UFPE)
- John Nordlinger (Microsoft Research)
- Jorge Barbosa (Unisinos)
- José Saito (Universidade Federal de São Carlos)
- Judith Kelner (CIn UFPE)
- Laércio Ferracioli (Universidade Federal do Espírito Santo)
- Lauro Kozovits (UFRN)
- Leandro Barros (V3D Studios)
- Leandro Fernandes (UFRGS)
- Licinio Roque (University of Coimbra)
- Luis Fernando M S Silva (UFRGS)
- Luiz Chaimowicz (Universidade Federal de Minas Gerais)
- Luiz Gonzaga da Silveira Jr (UNISINOS)
- Marcelo Paravisi (Pontifícia Universidade Católica do RS)
- Marcelo Walter (UFPE)
- Maria Andréia Rodrigues (Universidade de Fortaleza)
- Martin Hanneghan (Liverpool John Moores University)
- Maurício Gehling (UNISINOS)
- Márcio Dahia (UFPE)
- Michael Youngblood (The University of North Carolina at Charlotte)
- Nikhil Ketkar (UNC Charlotte)
- Patrícia Tedesco (Centro de Informática UFPE)
- Paula Rodrigues (PUC-Rio)
- Paulo Pagliosa (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul)
- Paulo Rodacki Gomes (FURB (Universidade Regional de Blumenau)
- Rafael Araújo Rodrigues (PUC-RS)
- Rafael Pacheco Kovaleski (UFRGS)
- Rafael Rocha (Universidade de Fortaleza)
- Renato Ferreira (UFMG)
- Renato Luiz Cunha (UFMG)
- Ricardo Martins Ferreira (UFMG)
- Ricardo Nakamura (Escola Politécnica (USP)
- Rogério Silva (UDESC)
- Romero Tori (Centro Universitário Senac / Universidade de Sao Paulo)
- Samir Souza (UFMG)
- Sílvio Cazella (Unisinos)
- Sergio Scheer (Universidade Federal do Paraná)
- Soraia Musse (PUCRS)
- Thales Vieira (PUC-Rio)
- Vincent Corruble (LIP6, Université Paris 6)
- Vitor Pamplona (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
- Waldemar Celes (Tecgraf / PUC-Rio)
- Wallace Lages (UFMG)
- Wendel Silva (UNIFOR)
- Zenilton Kleber Patrocínio Jr (PUC-Minas)